a Arte de Fazer Arte - 9º Ano

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Perfil da obra Esta reformulação traz uma proposta didática renovada, que reflete as mudanças ocorridas na educação nos últimos anos.  Oferece subsídios para que o professor se mantenha atualizado com o cenário artístico e com o que está acontec endo no ensino de artes. Tudo isso é feito sem perder de vista a realidade da sala de aula e sem perder a praticidade que caracteriza a coleção. A obra leva em conta a variedade de aspectos que vêm sendo incorporados ao universo artístico. A arte é t ratada como uma faceta dinâmica da sociedade, e não como um retrato pronto e definitivo a ser apreciado. A arte do grafite, da caricatura, da publicidade e da ilustração de livros, bem como o folclore, as artes gráficas e o desenho industrial, merece m, na coleção, o mesmo espaço que as formas de artes tradicionais. Essa abordagem prepara o aluno para identificar e apreciar novas formas de arte que vão surgindo e se combinando o tempo todo à sua volta.É desse modo que a coleção A Arte de fazer Ar te propõe o envolvimento do professor e do aluno na apreciação artística, na produção e na compreensão do fazer artístico para além da estética, nos campos da cidadania e da qualidade de vida.  Estrutura da obraCada volume da Coleção A Arte de Fa zer Arte se organiza em torno de um tema norteador. Esse tema é dividido em 2 grandes blocos, para o 1º. e 2º. semestres. Assim, cada volume se organizada da seguinte maneira: Tema norteador O tema norteador estabelece uma linha de pensamento que con ecta todos os conteúdos abordados durante o ano, dando continuidade de raciocínio e coerência à proposta como um todo. Os temas sugeridos habitam as discussões do universo da arte e permitem o trabalho interdisciplinar. Foram distribuídos nas séries conforme as possibilidades de exploração da faixa etária. Blocos: Cada tema norteador é subdividido em dois blocos, imaginando seu uso atrelado ao 1º e 2º semestres respectivamente. Cada bloco traz uma abordagem diferente do mesmo tema norteador. Den tro de cada bloco, são reunidos três a cinco temas, que constroem uma linha reflexiva e estabelecem   pontes entre si. Texto introdutório: Explica qual será o tema norteador do ano e quais as possíveis conexões. Também existe uma página para intr oduzir o bloco, indicando a linha de raciocínio que será seguida. Temas: Cada capítulo oferece uma série de propostas práticas e reflexivas a partir de um tema, que pode ser alinhado aos outros do mesmo bloco formando uma linha de raciocínio.A estrut

  Atributos

num_paginas:
144
num_edicao:
4
data_lancamento:
01/01/1900
isbn13:
9788502210554
ean:
9788502210554
autor:
DENISE AKEL; MORBIN, DULCE GONÇALVES
editora:
SARAIVA - DIDATICO
encadernacao:
ESPIRAL
peso:
0.443
altura:
23.000
largura:
29.000
comprimento:
0.800