Analise Historico-epistemologica do Conceito de Grupo

+ mais detalhes

  Descrição do Produto

Este livro discute e analisa o desenvolvimento histórico-epistemológico do conceito de grupo à luz da teoria do pensamento matemático avançado proposto por Tommy Dreyfrus, e apresenta uma classificação que relaciona períodos históricos do desenvolvim ento desse conceito aos processos de representação, generalização, síntese e abstração. Sua relevância se justifica pela importância do conceito de grupo na aprendizagem da matemática superior e das necessidades de se obter maior significação dos con ceitos matemáticos no processo de ensino-aprendizagem. O autor parte da premissa de que o uso da componente histórica, com a utilização de conceitos oriundos da Teoria dos Números e da Teoria das Equações, se constitui numa abordagem mais efetiva par ta o ensino do conceito de grupo, realizando uma análise histórica do desenvolvimento desse conceito com base no trabalho de matemáticos que vão de Joseph Louis Lagrange a Arthur Cayley, em uma reescrita orientada pela arqueologia do saber, de Michel Foucalt. As ideias e argumentos aqui discutidos são relevantes para professores e estudantes de graduação e pós-graduação em Matemática, Educação Matemática e Ensino de Matemática.

  Atributos

num_paginas:
212
ano_edicao:
2010
num_edicao:
1
isbn13:
9788578610739
ean:
9788578610739
autor:
BRANDEMBERG, JOAO CLAUDIO
editora:
LIVRARIA DA FISICA
encadernacao:
BROCHURA
peso:
0.400
altura:
21.000
largura:
14.000
comprimento:
1.000