Analogia do Dissimilar

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Renegados, condenados, expurgados pelo dogmatismo ideológico do chamado realismo proletário ou socialista, os princípios poéticos elaborados pelo Formalismo Russo impuseram-se à exegese em nossos dias. São testemunhos disso as teorias da literariedad e e as atividades críticas fulcradas nas pesquisas de linguagem, que se constituíram partes relevantes do debate literário da atualidade. O propósito de Analogia do Dissimilar, de Irene A. Machado, não é, porém, reavivar questões polêmicas. O que se busca neste trabalho é a coerência histórica das concepções formalistas, entendidas como uma poética de resistência. Mesmo nos seus momentos mais radicais, o Formalismo Russo criou instrumental teórico imprescindível para a leitura da produção artíst ico-cultural. Neste sentido, a contribuição formalista é considerada aqui no contexto crítico-criativo da vanguarda que lhe era contemporânea. Assim, as formulações teóricas de V. Chklóvski, B. Eikhenbaum, I. Tinianov, R. Jakobson, O. Brik são examin adas no contexto do teatro de Meyerhold, da poesia de Maiakóvski, da fotografia de Ródtchenko, do cinema do grupo FEKS, enfim, das manifestações da vanguarda construtivista russa dos anos 20. Mas é no confronto do Formalismo Russo com as posições def endidas pelo Círculo de Bakhtin que a coerência histórica ganha um contorno mais preciso. Alguns estudos formalistas, como por exemplo sobre a paródia, a estilização e o skaz, tornaram-se fundamentais para a poética de Bakhtin e sua teoria do dialogi smo. Trata-se portanto, de um estudo sobre as contribuições significativas que tanto o Formalismo Russo quanto o Círculo de Bakhtin trouxeram para a compreensão das diferentes representações sígnicas na Arte, inclusive na Literatura.

  Atributos

num_paginas:
216
ano_edicao:
2011
num_edicao:
1
data_lancamento:
01/01/2011
isbn13:
9788527300223
ean:
9788527300223
autor:
A., MACHADO
editora:
PERSPECTIVA
encadernacao:
BROCHURA
peso:
0.400
altura:
20.500
largura:
11.500
comprimento:
1.200