Entre Santas, Bruxas, Loucas e Femmes Fatales - (Más) Representações e Questões de Gênero NOS Cinemas

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  Descrição do Produto

O livro Entre santas, bruxas, loucas e femmes fatales - (más) representações e questões de gêero nos cinemas desnuda os problemáticos estereótipos (interseccionais) de gêero e o quanto a história das produções audiovisuais, desde sempre, está ligada às outras formas do fazer artístico e literário no que tange aos olhares das sociedades patriarcais e cargas de preconceitos, com seus “ismos” , como o machismo (e a misoginia), o racismo (diversidades étnicas “não brancas” ) ou o idadismo (questões geracionais tipicamente contra as mulheres), além, obviamente, das fobias e dos segregacionismos, que discriminam as pessoas LGBTI ou com deficiêcias físicas ou mentais. As histórias contadas sobre o cinema comprovam que, via de regra, filmes são pro duzidos por e para o fitar/olhar masculino (male gaze) dominante que é imperial, por ter lastro no seu poderio econômico, político e militar/físico/sexual, o que remonta à própria definição de imperialismo: é másculo, branco, territorialista, expansi onista e dominador, por princípio. Seria o pensamento histórico de que “Europa” é o significado do continente branco, anglo-saxônico (ou ariano), masculino, de razão e ação ativas e criadoras. Os outros povos seriam estrangeiros e relegados às marge ns, às fronteiras. O meio fílmico propicia percepções profundas por abranger e estimular todos os sentidos humanos, e tem sido veículo das ausêcias e marginalidade do feminino. As mulheres são relegadas ao silêcio, às omissões, ao estelionato de seus talentos e realizações e às representações equivocadas e maldosas. Ao longo do livro, por meio de estudos de caso e críticas, são recontadas as teorias e as histórias dos cinemas produzidos para as massas, para as grandes bilheterias e audiêcias, be m como as produções independentes, em geral realizadas por cineastas “periféricos” ao eurocentrismo: é o cinema de “sotaque” , com olhares de mulheres e homens fronteiriços, que transbordam hibridismos culturais, transnacionais, e seus exílios inter nos e externos. As(os) leitoras(es) terão surpresas com os “apagões” , omissões, sobre as mulheres que fizeram parte ativa na criação das narrativas audiovisuais como as conhecemos até hoje.

  Atributos

num_paginas:
365
ano_edicao:
2019
num_edicao:
1
data_lancamento:
05/06/2019
isbn13:
9788547329877
ean:
9788547329877
autor:
MACHADO, SANDRA DE SOUZA
editora:
APPRIS
encadernacao:
BROCHURA
peso:
0.200
altura:
23.000
largura:
16.000
comprimento:
2.300